Logotipo

O papel dos blogs como mídia

debateDesculpem-me pela demora, mas enfim aqui está o resultado da primeira etapa do debate que está movimentando idéias e criticas na nossa blogosfera, eu digo nossa.

Blogosfera Brasileira em Debate (“Esquenta” do BlogCamp SP 2007)

Participantes do debate:

Debatedores Convidados:

Beto Largman

Tiago Dória

Guilherme Valadares (Revista Papo de Homem)

Rosana Hermann (Querido Leitor)

Rebatedora Convidada:

Nospheratt (Blogando por dinheiro)

Perguntas de Tiago Dória:

Para Beto Largman
Você acredita que o uso pela chamada grande mídia da ferramenta blog ainda é muito pobre? Pergunto isso, pois quando se fala em inserir blogs em um jornal, geralmente se pensa logo em transformar colunistas em blogueiros, enquanto existem outras formas de usar a ferramenta [ http://www.bivingsreport.com/2007/16-ways-the-news-media-can-use-blogs/].
Como contornar essa situação? Ou o melhor uso é realmente transformar colunistas em blogueiros?

Resposta: Minha experiência como blogueiro é meio atípica, pois comecei dentro de um jornal on-line. Acho que o Globo está em um bom caminho, eles foram os primeiros a realmente acreditar neste potencial e as pessoas responsáveis por esta iniciativa lá dentro tiveram que fazer muita pressão para as coisas acontecerem. Existem hoje mais de 70 blogueiros que não são colunistas, abordando assuntos como documentários, Apple, histórias em quadrinhos, baladas, vestibular, botequins etc. Os colunistas passaram a escrever blogs há pouco tempo. Acredito que ainda haja um grande espaço a ser preenchido pelos blogs na grande mídia, principalmente em conteúdos mais específicos. Tenho certeza absoluta de que o interesse deles pelos blogs só vai crescer e que, com o tempo, novas maneiras de usar a ferramenta blog serão criadas.

Comentário de Nospheratt: Na minha opinião, a maioria dos blogs que pertencem à jornais online e portais são semi-blogs; muitos deles não tem comentários, ou não há uma verdadeira interação entre o autor e os comentaristas, eles linkam pouco (quando o fazem) e praticamente não participam da Blogosfera. O que é uma pena, pois o apoio desses blogs, se eles se engajassem mais nas questões meta-blogosféricas, seria valiosíssimo.

Para Rosana Hermann
Como mídia recente, qual a condição dos blogs de substituir ou competir avançadamente com outros canais de comunicação [rádio, TV, jornal] na área de publicidade? O post patrocinado é o melhor caminho?

Resposta:Existem dois tipos de blogs autorais (além dos corporativos): os independentes, feitos pelos próprios autores, sem apoio de empresas e os blogs de portais, jornais, revistas. Os blogs de veículos já contam com a estrutura de publicidade, apoio jurídico, dos veículos de comunicação. A dificuldade de conseguir publicidade, patrocínio, é para o blogueiro independente. Este tem um longo caminho a percorrer, desde a criação, a atualização, a divulgação até a popularização do seu blog. A grande arma do blogueiro é que ele leva consigo uma ‘rede’ de leitores. Esta rede é seu patrimônio. É ela que valoriza seu blog, que pode sensibilizar ou interessar empresas.
Em geral, como os números de visitas dos blogs não são astronômicos como as emissoras de tv, vale muito mais ter uma rede fiel, credibilidade e um nicho interessante de formadores de opinião do que ter quantidade sem qualificação.

Comentário de Nospheratt: O que eu vejo é que o blogueiro que estiver disposto a investir tempo e ser paciente, colherá muitos frutos no futuro. Essa rede de leitores, que talvez hoje não valha muito, dentro de algum tempo (alguns anos, provavelmente) valerá ouro. A tendência mundial é que o conteúdo, o marketing, as estratégias, tudo se segmente cada vez mais, e haverá cada vez mais demanda por conteúdo e público especializado. Talvez seja difícil de acreditar nisso agora, frente à realidade presente no Brasil, mas os pioneiros de hoje (se persistirem e fizerem os deveres de casa) serão os líderes de amanhã.

Para o Guilherme Valadares
Você acredita que uma das funções ou características dos blogs é fazer um contraponto à grande mídia, ou blogs, ao escolherem novos nichos e enfoques a um assunto, acabam por si só fazendo esse contraponto naturalmente?

Resposta: Então, Tiago, não acredito que seja função ou característica inerente aos blogs fazer um contraponto à grande mídia e os veículos mainstream.

No entanto, por sermos veículos com características como liberdade editorial, autonomia e extrema rapidez na produção de conteúdo, o contraponto surge naturalmente, já que a grande mídia costuma ser mais restritiva e mais lenta.

Mas isso nos leva a uma outra questão. Para fazer um contraponto, acredito que precisamos ter dois elementos de peso ao menos semelhante. Os blogs, como comentei na pergunta que enviei ao grupo, ainda são o mosquito no cocô do cavalo do bandido (vide Inagaki). Portanto, nossa grandeza ainda é pequena, ainda não temos peso para entrar na liga da grande mídia.

O lado bom é que isso vem mudando. 2007 está sendo um ano maravilhoso para a blogosfera com iniciativas como o BlogBlogs e o BoomBust. Tudo isso ajuda a nos dar mais corpo. Sem organização, sem unidade, nunca seremos contraponto. Seremos no máximo mosquitinhos ou então macacos superdotados.

Comentário de Nospheratt: Os blogs podem funcionar em relação à grande mídia da mesma forma que os leitores funcionam em relação aos blogs: como vigilantes, ombudsmans, co-criadores e fiscalizadores. Para que isso funcione realmente, como diz o Guilherme, é preciso que a blogosfera cresça e apareça, tenha peso, seja levada em conta e à sério pelo resto da mídia.

E volta a questão da união, do movimento conjunto, como forma de atingir os objetivos comuns à todos.

Perguntas de Rosana Hermann

Para Tiago Dória
Um artista do elenco da Rede Globo, tida como o meio de comunicação mais poderoso do Brasil, disse uma vez que ‘blog é mídia de quem não está na mídia’. Você acha que o blog ainda é uma ante-sala da mídia oficial ou hoje o blog já tem status de mídia em si?

Resposta: Depende do blog. Alguns já tem status de mídia, com comunidade de leitores, publicidade e relevância na rede. Mas eu não vejo de forma negativa os blogs serem considerados por alguns uma ante-sala da “mídia oficial”. Acho que justamente por terem um cárater mais informal e serem, em um primeiro momento, uma ferramenta aberta a todas pessoas, podem ser uma espécie de laboratório para a mídia oficial. Uma incubadora de talentos. Temos bons exemplos disso.

Há dois meses, o The New York Times contratou um blogueiro para ser jornalista de TV. No ano passado, Amanda Congdon, ex-apresentadora do videocast Rocketboom, foi contratada para apresentar um programa da ABC.

Portanto, neste sentido, acredito que os blogs podem ser uma confortável e agradável ante-sala da mídia oficial. Aliás, acredito que setores de RH da mídia oficial deveriam olhar com mais carinho para a blogosfera e os videocasts. Existe muito talento nestas áreas.

Comentário de Nospheratt: acho que “os blogs como ante-sala da mídia e incubadora de talentos” é positivo se for uma opção; se o desejo do blogueiro é utilizar o blog como portifólio, tudo bem. No entanto, se isso significa que a “mídia oficial” é melhor ou mais desejável do que a “mídia blog”, é extremamente negativo. Os blogs merecem ser respeitados e reconhecidos por mérito próprio.

Para Guilherme Valadares
Qual a diferença entre blogs que produzem conteúdo e blogs que apenas replicam conteúdos de outros lugares? Por que os leitores em geral não dão importância para a autoria ou créditos?

Resposta: Há dois modos de se replicar conteúdo. O primeiro é simplesmente usar crtl+C, crtl+V e fazer um novo post ignorando completamente a autoria. O outro modo é buscar autorização e dar os devidos créditos. Já fiz isso várias vezes no Papo de Homem, e os próprios autores se sentem honrados ao verem o trabalho deles ganhando mais divulgação.

Blogs que vivem apenas da replicação nociva e descarada são uma erva daninha, que desvalorizam o trabalho de todos nós e devem ser denunciados sempre que possível.

Em relação aos leitores, também existem dois tipos. O casual, que está passando pelo seu blog, em busca de entretenimento ou de algua informação específica. E existe também o leitor pró-ativo, que pode ou não ser fiel, e busca sempre informações sobre a fonte e autoria dos textos.

Esse leitor pró-ativo é como aquelas pessoas que buscam a data de validade e informações nutricionais dos alimentos no supermercado. São uma minoria, mas uma minoria importante, pois são justamente eles que buscam maior qualidade, têm maior potencial de fideliação e fazem uma bela propaganda boca-a-boca.

Portanto, minha postura é que devemos sempre produzir conteúdo e trabalhar em nossos blogs pensando neles, que, a longo prazo, serão a base de sustentação para nossa empreitada.

Comentário de Nospheratt: acredito que existe um terceiro meio de replicar conteúdo, que é bastante aceito socialmente: regurgitar assuntos tratados em outros blogs ou sites. Ele é nocivo pois denota falta de criatividade e acaba cansando o leitor (quendo ele vê a mesma coisa escrita de forma diferente pela 100º vez). A famosa “câmara de eco”.

O leitor é a base dos blogs. Sem leitores, não temos nada. Mas a maioria dos leitores realemente não se preocupa com créditos e autoria; as pessoas tendem a acreditar em qualquer coisa que lhe seja apresentada. O leitor não está preocupado com os créditos porque o que ele quer é ler, é ter acesso à informação. Uma possibilidade seria que o próprio blogueiro educasse seus leitores, ajudando a difundir a noção de que plágio é errado. Por incrível que pareça, MUITA gente acha que não tem nada demais copiar conteúdo, pois acham que uma coisa intangível não tem demasiado valor, e que “o que está na net é de domínio público”.

Taí uma coisa que não se discute muito: as coisas que os blogueiros podem ensinar aos seus leitores. Que plágio é ERRADO, a questionar o que lê, a participar da geração de conteúdo e disseminação da informação, etc.

Para Beto Largman
Como você equacionaria os parâmetros como conteúdo, sucesso, marketing, nos resultados de visitação de um blog? Quanto mais famoso o blogueiro, maior o numero de visitantes? Quando melhor o marketing do blog pior o seu conteúdo? Quando melhor o conteúdo, menor o seu sucesso? Afinal, o leitor de blog só gosta de ler besteirol? Ou o sucesso de um blog é medido mais por prestigio do que por números?

Resposta: Infelizmente, a qualidade do conteúdo de um blog não vai determinar se ele terá uma grande audiência. Existem blogs excelentes, com bom tempo de estrada e que são pouco conhecidos. Quando um(a) ex-BBB decide lançar um blog, este tem mais acessos em um minuto do que muitos outros blogs têm em anos. Acredito que a persistência é fundamental, mas haverá uma seleção natural dos que ficarão, e não serão necessariamente os de melhor conteúdo. O blog do(a) ex-BBB provavelmente terá uma vida curta. Um blog que se “marketeia” bem não será necessariamente um blog ruim. O leitor de blog, como os outros leitores, internautas e telespectadores, também gosta de besteirol. Mas, ainda bem!, uma boa parcela dos que procuram os blogs está interessada em bons conteúdos.

Ainda tenho muitas dúvidas quanto à mensuração do sucesso de um blog. Qual o melhor critério? Technorati? Blogblogs? Audiência? Não sei, mas não consigo deixar de achar o critério audiência muito importante, já que Technorati e Blogblogs são ferramentas que o grande público desconhece.

Comentário de Nospheratt: Sem dúvida, os blogs e a blogosfera são um reflexo das pessoas, do mundo real. Aqui, como em qualquer outro lugar, o besteirol vende mais, muito mais. O Beto tem muita razão ao dizer que a qualidade do conteúdo não é sinônimo de sucesso; não é. Me atrevo a dizer que quanto melhor o conteúdo, menor a popularidade. É uma realidade desagradável, mas acredito que isso mudará no futuro.

Nossa blogosfera ainda está perto dos primórdios, estamos engatinhando. Se você for ver a blogosfera angla, existem muitos blogs muito bons e muito populares. Também é uma questão de mercado, de maturidade do público. O mercado para blogs em português é reduzido, finito; o mercado anglo compreende praticamente o mundo todo. E o público anglo já ultrapassou a noção de que blog é somente diário adolescente. Quero acreditar que nós seguiremos esse caminho também.

Quanto a medir o sucesso, com certeza a audiência é o fator determinante. Technorati e afins são ferramentas que só tem real importância para os insiders, para os blogueiros e quem está por dentro da blogosfera. Um blog pode ser muito bom, mas que sucesso real ele pode ter se não tem muitos leitores e visitantes?

Pergunta de Guilherme Valadares

Segundo o Guilherme essa é a única pergunta que ele faz, para participantes de todos os grupos, então fiquem a vontade para debater juntamente.

PERGUNTA: No Brasil, os blogs ainda são vistos como um pequeno e tímido braço da mídia. Apesar da enome quantidade, sofremos por sermos percebidos como veículos amadores. Lógico, muita gente lê e acompanha uma enorme variedade de blogs. Mas quando se trata de uma notícia séria, quase sempre a tendência é checar em grandes portais, jornais impressos ou televisivos, se o que lemos foi verdade.

A grande massa da população pensa assim, isso é um fato e não importa quantos argumentos sejamos capazes de produzir em contrario. Não se transforma a imagem do dia pra noite. A questão não é somente o modo como nossa credibilidade é afetada, mas também nossa viabilidade financeira. Afinal, a maioria das empresas prefere não se associar a veículos percebidos pelas pessoas como de baixa credibilidade.

Sem mais enrolação, minha pergunta é: quais ações práticas podemos tomar para aumentar nossa credibilidade como veículos de mídiae reposicionar nossa imagem frente ao mercado?

coloco o trecho abaixo, retirado de um post do Inagaki, como referência para a discussão:

“- No ramo publicitário, 80% das verbas são destinadas a veículos off-line: TV, rádios, jornais, revistas. Desse orçamento restante, dedicado à propaganda na Internet, não mais do que 20% desses valores serão destinados a marketing viral. A verba destinada a blogs, dentro dessa fatia do viral, não passará de outros 20%. Ou seja: atualmente, os blogs representam a mosca do cocô do cavalo do bandido de um orçamento publicitário. Avanços têm sido feitos, e clientes e agências hoje levam os blogs muito mais a sério do que há um ano. Porém, se um blogueiro deseja independer de Google Adsense, Mercado Livre, Submarino e outros meios de rentabilizar sua página, atraindo anunciantes interessados em adquirir banners ou encomendar resenhas pagas em seu blog, necessita criar o quanto antes seu mídia kit.”

Resposta de Rosana Hermann
O blogueiro é um exército de um homem só. Ou uma mulher só. Há blogs coletivos, mas na hora de fazer o post, o blogueiro assina sozinho. Nâo tem back up, não tem departamento jurídico para segurar a onda, não tem sobrenome da empresa. Só o do pai e da mãe mesmo. Por isso, a credibilidade do blog é a mesma do blogueiro, incluindo toda sua vida pregressa, videos comprometedores do YouTube e tudo mais. O blog e o blogueiro são julgados igual e permamentemente

O blog e o blogueiro só têm a Internet como mídia de divulgação. O próprio blog, os blogs amigos, tags nos comunicadores instantâneos, comunidades no Orkut, assinaturas em emails. Os blogs costumam estar circunscritos a seu próprio ambiente. TAnto é que, quando alguém menciona um blog na tv, por exemplo, as pessoas celebram como índios diante do espelhinho: ‘Ó! Fantástico! Falaram do blog tal na Televisão!!’.

Como ampliar o poder, a visibilidade, a rentabilidade e a credibilitade dos blogs?

A solução é a da formiga: a associação. Blogueiros que migraram para empresas de comunicação viral, marketing de guerrilha sempre procuram blogs bacanas para realizar parcerias. Dificilmente o blog vai participar de uma campanha milionária de tv mas pode participar de uma ação viral bacana.

O blog também tem uma vantagem incrível, produz conteúdo, algo que todos buscam hoje. Todo blog está pronto para virar coluna de um jornal impresso, revista, etc. Isso também ajuda e promove os blogs de uma forma geral. Também podemos produzir conteúdo para empresas de celulares, que cada vez estarão mais ávidas por conteúdos exclusivos para oferecer diariamente aos assinantes.

O grande problema que enfrentamos, como minoria midiática é o de todas as minorias: o preconceito. O ranço de que blog é coisa de adolescente, de que blog é coisa de quem quer aparecer na mídia (como se o blog já não fosse mídia), de que blog é coisa de quem não tem nada mais pra fazer (como se blogar fosse só um hobby de desocupados).

Uma das coisas que ajudaria na prática, seria a divulgação constante do PODER dos blogs em termos de contato com os usuários. Exemplo: você sabia que todos os grandes blogs do Brasil têm mais visitas por dia do que alguns canais de TV a cabo? Já publiquei sobre isso. Mas o mídia, que programa os comerciais no canal a cabo que pouca gente vê, nem sabe que blogs existem, nem pensa, nem cogita usar blog como mídia.

A credibilidade é um ítem de julgamento que vem depois da visibilidade.
Primeiro é preciso ser visto, conhecido, divulgado, para depois ser julgado e aprovado pelo mercado.
Botar bons ovos, cacarejar bem alto e se der, soltar a franga pra fazer barulho no galinheiro.

Resposta de Beto Largman

Acho que todos estes encontros e manifestações que já estão acontecendo são ações importantes para aumentar a nossa credibilidade, pois mostram que levamos este assunto muito a sério. Os blogs vão se fortalecer e ganhar cada vez mais espaço, é somente uma questão de tempo até o mercado realmente entender esta revolução que está acontecendo. Algumas empresas demorarão mais, outras menos. As que sacarem isso primeiro, ficarão com uma boa dianteira em suas áreas de atuação em relação às que pegarem o bonde lá na frente.

Resposta de Tiago Dória

Primeiro é criar um mediakit e investir em conteúdo diferenciado. Segundo - fechar parcerias com outros sites e blogs e agências de publicidade para mostrar que os blogs têm valor. Além de tentar se credenciar em coletivas de imprensa. Algumas assessorias já cadastram blogs.

Comentário de Nospheratt: A idéia em comúm é que a associação é o que vai abrir as portas do crescimento para a blogosfera. Muita gente está começando a ver que sozinho, é difícil chegar à qualquer lugar. Unindo forças não só aumentamos nosso alcance, mas fazemos mais barulho, somos mais visiveis, botamos mais ovos. Inciativas como o Blog Camp mostram ao mundo a que viemos, e que encaramos os blogs com seriedade, como ferramentas úteis de geração de conteúdo e comunidade.

Concordo com a Rosana em que “A credibilidade é um ítem de julgamento que vem depois da visibilidade.”. Se você é um Zé ninguém desconhecido, quem vai te dar credibilidade? No máximo seus leitores. E embora alguns blogs contem com milhares de leitores, ainda são desconhecidos da maioria do público da Internet. Só mostrando sua força é que os blogs realmente podem conquistar um lugar ao sol, ao lado das mídias mais tradicionais. O futuro começa aqui.

Beto Largman seguindo o estilo do Guilherme fez uma única pergunta:
Com a ascensão do poder dos blogs na mídia, o que fazer para evitar incorrer nos vícios e defeitos da mídia tradicional, como a manipulação de informações, a publicação de matérias pagas que parecem conteúdo jornalístico escancaradamente, o favorecimento de parceiros comerciais etc?

Resposta de Tiago Dória
Acredito que sejam os mesmos procedimentos para obter os acertos das mídias tradicionais. Checar informações, ser coerente nas ações e deixar claro ao leitor quem são os seus parceiros comerciais e quando o conteúdo ou post é pago.

Os dilemas éticos, por assim dizer, das novas mídias são os mesmos das mídias tradicionais, de quem trabalha com a publicação e produção de conteúdo. Só mudam as ferramentas.

Comentário de Nospheratt: Concordo. O que não compreendo é porque estão exigindo dos blogs certas coisas que não se exigem nem nunca se exigiram de outras mídias. A propaganda existe em TODOS os meios de comunicação, e embora quase ninguém goste delas, todos as aceitam como parte do trato. Porque reclamam dos blogs que tem propaganda? Exigem insenção dos blogs, coisa da qual TODOS os meios de comunicação carecem. Pode haver seriedade, responsabilidade, objetividade - mas nenhum jornal, rádio, canal de TV ou afins é ISENTO.

Os dilemas são os mesmos; o que é realmente inovador é que nesta nova mídia, esses dilemas são sobretudo pessoais. As questões éticas são discutidas coletivamente (às vezes até demais pro meu gosto), mas as decisões dependem de cada um, é uma coisa mais entre o blogueiro e sua consciência.

Resposta de Rosana Hermann
A grande diferença entre o blog e todas as outras mídias é que você tem contato direto com a massa de consumidores que, além de serem leitores são também críticos e ombudsmans do seu produto. O leitor interfere, co-produz, julga, responde, rebate, critica, elogia, percebe. Nenhum outro veículo de comunicação de broadcast recebe esta carga no próprio veículo. A TV não tem um picture in picture com os telespectadores, a midia impessa não tem uma coluna aberta para os leitores (no máximo uma seção de cartas e emails). Nem o rádio abre o microfone indiscriminadamente para ouvir críticas dos ouvintes. mas o blog tem no sistema de comentários a possibilidade de resposta direta do seu usuário, o que muda totalmente o relacionamento.

Blogar é um exercício diário. tem que controlar a ira, tem que ser paciente, tem que ser isento, tem que ser verdadeiro. Se você mente os leitores desmascaram você, se você manipula você se expõe.

Por isso, o blogueiro deve sempre jogar aberto. Dizer a verdade. Ser fiel ao leitor que valoriza seu produto. A postura do blogueiro deve ser ecológica. Não faz sentido destruir o meio onde ele e todos coexistem.

Comentário de Nospheratt: O blog é o meio de comunicação mais “corajoso” digamos, pois o blogueiro dá a cara à tapa. O blogueiro inteligente não tem vergonha de reconhecer que errou, se enganou, de pedir ajuda ou dizer “não sei”. A interação imediata e contínua dos leitores ajuda bastante; eles constituem uma espécie de vigilância e termômetro. Você não vê nada disso na mídia tradicional.

Claro que também está o outro lado; a liberdade editorial também permite que você faça qualquer merda que desejar, pois não tem de prestar contas à ninguém, não tem chefe nem patrão olhando por cima do ombro. E a natureza da web cria muitas vezes a ilusão de poder ilimitado, de que é possível fazer qualquer coisa sem ser pego. E existem muitos casos em que o blogueiro é um artista da dissimulação, convence muita gente de que é um gênio, uma pessoa excelente, autor de textos interessantíssimos. Às vezes esses “artistas” são descobertos, denunciados por plágio/sacanagem/mau-caratismo, e acabam sendo recluidos ao ostracismo que merecem. Infelizmente, muitas vezes eles continuam por aí, enganando as pessoas, se fazendo passar por santos e se aproveitando de quem podem.

No final do dia, tudo se resume ao que já falei antes: o blog é reflexo do blogueiro. Não faz sentido destruir o meio onde se vive; mas estamos com um enorme buraco na capa de ozônio, e com uma Amazônia cada vez menor, não é mesmo, minha gente?

Finalização por Nospheratt:

Tudo indica que a história dos blogs no Brasil se encontra num ponto de inflexão. Aonde essa linha se dirigirá, vai depender muito de nossa capacidade de organização, de união, de maturação.

Esse processo ainda vai levar vários anos; as empresas e a mídia estão começando a notar os blogs – o que falta agora é conseguir que a massa do público conheça e adote a blogosfera como um meio de comunicação à mais.

Do meu ponto de vista, esses dois elementos serão os determinantes no nosso futuro: a união/organização e a conquista do grande público. Se falharmos em algum desses pontos, a estrada rumo ao sucesso (de todos) será muito, muito mais longa e pedregosa.

Por sorte, o que estamos vendo são passos muito positivos nesse sentido, principalmente em relação à organização. Esperemos que a união aumente a visibilidade e facilite a conquista do público. E só depois disso é que poderemos exigir com propriedade aos outros meios, respeito, credibilidade, igualdade.

Precisamos de mais estratégias, mais parcerias, mais idéias inovadoras e inteligentes. Quem se habilita?


Artigos Similares
  • O papel dos blogs como mídia (Blogosfera Brasileira em Debate)
  • Milésimo comentário da blogosfera
  • Revelação de 2007
  • Izabela Araujo a próxima capa da playboy
  • Caça ao Tesouro na Blogosfera
  • Por que você bloga?

  • Compartilhar:
    Estes ícones fazem um link com sites bookmarking onde os leitores podem compartilhar e descobrir novas páginas.
      Rec6 LinKK Ueba diHitt Linkto Digg del.icio.us Technorati StumbleUpon

    Postado por Aluisio Saboya em 17 de agosto de 2007 :: Sobre: Blogosfera, Meme's, Política
    Você pode deixar uma comentário, ou um trackback no seu próprio site.

    47 Comentários sobre “O papel dos blogs como mídia”

      Beto Largman | 17 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Aluísio:
      Parabéns pelos ótimos comentários e paciência na espera dos “atrasildos”. Fico muito feliz de ter participado deste debate, acho que temos aí um bom material para reflexão. Proponho que em 18 de agosto de 2009 voltemos a ler este estas linhas. Tenho certeza que a realidade será completamente diferente, com os blogs numa posição de muito mais destaque e prestígio, tanto em relação ao grande público quanto à grande mídia. Rosana, Tiago, Guilherme, Nospheratt e Aluísio: um grande abraço para vocês!

      Leo Baiano | 18 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Você deixou de colocar de quem era o primeiro blog de perguntas…

      O papel dos blogs como mídia | 18 de agosto de 2007 Reply to this comment

      [...] Para ler a íntergra do debate acesse o Blog do Saboya. [...]

      Wagner Fontoura | 18 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Rosana, Beto, Tiago, Guilherme, Nospheratt e Saboya,
      Confesso que até as minhas próprias expectativas (que eram das maiores) foram superadas. O negócios é que, agora, tenho eu aqui algumas dúzias de questões que vocês levantaram e que eu gostaria de ver desdobradas… o que fazer com elas?
      O Leo Baiano está desdobrando as suas próprias questões no seu blog - o que me pareceu uma solução de continuidade legal - podemos todos fazer o mesmo (acho que vou fazer isso também).
      Uma dica pro Saboya -> Faltam links no texto publicado, o que faz muita falta, sob vários aspectos; sugiro colocá-los todos a tempo ;) Pra mim as melhores bolas levantadas foram:
      . Parece que os melhores espaços a serem ainda preenchidos são mesmo aqueles para conteúdos específicos - é isso? (Beto)
      . Novas maneiras de usar blogs devem ser pensadas… seria demais pedir exemplos e sugestões? (Beto)
      . Vale mais ter uma rede fiel do que quantidade? Mas não é de quantidade de clicks que vivem financeiramente os ditos probloggers da atualidade? (Nospheratt)
      . Será que precisaremos mesmo esperar “alguns anos” ainda para vermos a coisa acontecer? (Noapheratt)
      . Sem organização e unidade a coisa não vai? Mas temos no meio um grupo de referência extremamente eu-futebol-clube… Terão que se adaptar pra sobreviver? Isso promete. (Guilherme)
      . Então a blogosfera terá que ser levada a sério pelo resto da mídia? Mas eu achava que era a própria blogosfera que não se levava a sério… estou ficando confuso. (Nospheratt)
      . Blogs podem sim, mas devem ser vistos apenas como laboratório e incubadora de talentos para a grande mídia??? (Tiago)
      . Se a qualidade não é o que determina a audiência, então é melhor apelar para o que determina? Estamos fadados a ter o mesmo destino que aparentemente teve as mídias já tradicionais (sermos eminentemente comerciais)? (Beto)
      . O que vem a ser exatamente um Mídia Kit? (Inagaki, Tiago)
      . A credibilidade de um blog é a mesma do blogueiro. Então a garotada sem um histórico profissional está fadada ao limbo? (Rosana)
      . Os dilemas éticos, então, são os mesmos da grande mídia? Precisam mesmo ser? Não seria mais inteligente da nossa parte evoluir? (Tiago)
      Quem quiser me ajudar a encontrar vovas respostas, que se habilite.
      Abraços! Parabéns e obrigado.

      cilene | 18 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Tambem estou atrasado com debate..

      [...] aconteceu o primeiro debate da prévia sugerida pelo Wagner Fontoura, onde o tema abordado foi O papel dos blogs como mídia que aconteceu no Blog do [...]

      Paulo Villela | 18 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Foram levantadas ótimas questões como disse o Wagner.
      Para resumir a minha opinião, concordo com a Rosana Hermann que disse que precisamos fazer um trabalho de formiga, se associando. Precisamos nos unir cada vez mais…
      A Nospheratt também comentou muito bem sobre o preconceito e as cobranças que os blogs recebem, diferentemente das outras mídias.
      Além disso eu acredito que dentro da internet os blogs já estão ganhando espaço, e o que precisamos além disso, é mostrar fora da net, o papel dos blogs como mídia e produtores de conteúdo.

      Alessandro Martins | 18 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Excelente o debate e enriquecedor. Quero dar os parabéns a quem transcreveu o texto pois, como jornalista, sei como essa tarefa é difícil e, por vezes, chata, um verdadeiro sacrifício. Parabéns. Um verdadeiro documento. Dá vontade de ter uma versão impressa com a assinatura de todos os participantes.

      Aluisio Saboya | 18 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Wagner muito obrigado pelo toque dado, espero que agora esteja melhor, os blogs que forem citados e eu não tiver percebido vocês me avisem.

      Leo Baiano valeu pelo toque man, tomei um susto quando vi, mas não foi por querer em! rsrs :D
      Quero agora dizer a todos que participar desse debate não tem nada mais gratificante neste momento pois, a blogosfera a cada dia vem amadurecendo e tornando democrática, espero que todos que estiverem participando desse debate absorvam todo o conteúdo positivo possível. E peço mais uma vez desculpa por algum erro no veiculação, pois ser o primeiro é mais complicado, agente não tem um molde para se basear!

      abraço a todos!

      Edney Souza | 18 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Muito bom! Gostei bastante tb do debate que participei, se todos forem como esses (e ao que indica serão) vamos ter um material fantástico para repensarmos a blogosfera nacional.

      [...] o 1º artigo do debate que propuz em torno de temas quentes que ainda serão discutidos no BlogCamp no próximo [...]

      Nick Ellis | 18 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Excelente! O debate começou em altíssimo nível! Parabéns a todos os participantes desta etapa.

      Abraços a todos!

      Aluisio Saboya | 18 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Alessandro, é muito dificil mesmo ainda mais para um pessoa como eu, que fico me cobrando exageradamente sempre pensando no que vão pensar!
      obrigado pelos elogios meu camarada!
      abraço

      Aluisio Saboya | 18 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Edney, falou e disse! Para quem pensou em amadurecimento em longo praso da blogosfera! se fudeu! e Asta lá vista baby(não sei se é assim) para o estadão confere?
      abraço meu nobre!

      [...] O papel dos blogs como mídia resultado da primeira etapa do debate que está movimentando idéias e criticas na nossa blogosfera (tags: http://www.aluisiosaboya.com 2007 mes7 blogging blogosfera debate) [...]

      Ricardo Cabianca | 19 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Se já começou assim….este debate promete, inclusive no próximo final de semana.
      Fico feliz em poder ler pensamentos de pessoas que já admirava e tirar ensinamentos importantes acerta do caminho que a blogosfera irá tomar.

      Posso estar focando num lugar comum, mas depois de ler tudo aqui, fico mais consciente de que o universo blog é um novo e excelente canal de comunicação e relacioanamento, maior do que já conhecemos até agora.

      Qdo novas ferramentas de interação forem nascendo, mais teremos esta percepção.

      Parabéns a todos deste primeiro debate, pelas opiniões, socialização do conhecimento e trabalho de responder e transcrever aqui.

      Um grande abraço a todos!!!

      Ricardo Cabianca
      Estou Blogado! http://www.cabianca.net

      [...] Paulo Lima, o Nunes e o Saboya já publicaram as perguntas e as respostas dos participantes de seus [...]

      Biajoni | 20 de agosto de 2007 Reply to this comment

      bom papo.
      muito interessante.

      Digital Drops | 20 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Acompanhe o Debate da Blogosfera Brasileira!…

      O Wagner Fontoura do Boombust criou um debate que está mexendo com a comunidade blogueira do Brasil. O debate foi proposto como uma espécie de “esquenta” para o BlogCamp 2007, que acontece no fim de semana que vem em……

      Esquenta Blogcamp 2007 Dia por Dia | 20 de agosto de 2007 Reply to this comment

      [...] O papel dos blogs como mídia [...]

      Cynara | 20 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Aluísio, realmente foi um debate de alto nível. Todos estão de parabéns! Esta foi uma excelente idéia lançada pelo Wagner, que mobilizou boa parte da chamada Blogosfera. Teremos bons assuntos a discutir no nosso encontro aqui em Fortaleza. Já confirmou sua presença?

      Abraços!!

      Carreira Solo | 20 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Blogosfera em detabe no Boombust…

      O Boombust, blog capitaneado pelo incansável Wagner Fontoura criou uma mesa virtual de debates que funcionará como um “esquenta” para o BlogCamp SP 2007. O formato, os debatedores convidados (fui um deles mas tive que declinar com muito pesar em……

      Aluisio Saboya | 21 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Já está Confirmadissima minha presença..
      assunto não vai faltar com certeza!
      abraço querida.

      [...] propostos por ele se iniciaram, e duas mesas redondas tiveram seus resultados publicados no blog do Aluisio Saboya (Blog como mídia), no Blog do Nunes (sobre rankings), e ontem, no blog do Tiago Celestino (sobre a [...]

      Sigam-me os bons! | Boombust | 21 de agosto de 2007 Reply to this comment

      [...] O Papel dos Blogs como Mídia [...]

      Erik Marques | 22 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Muito boa a qualidade nessa discussão. Tanto pela qualidade de perguntas e respostas dos Blogueiros quanto mostra o grau de intelectualidade de cada um.

      Eu vou estar na discussão de número 8!!! Fiquem no aguardo… lá no Blog do Léo baiano.

      [...] O Papel dos Blogs como Mídia [...]

      [...] aquecimento BlogCamp 2007 22 de Agosto de 2007 | por Norberto Kawakami Já aconteceram os debates O papel dos blogs como mídia; a influência das Redes no desenvolvimento da Blogosfera; Rankings – para que servem, como devem [...]

      Teresa Leonel | 22 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Gente,
      Estou aprendendo muito com este debate…começo a ter convicção que o meu blog tá provocando… é sim, um novo canal de comunicação.
      Blogautas… vamos em frente… passarei para meus alunos…
      http://teresaleonel.blogspot.com

      Aluisio Saboya | 22 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Teresa, para todos nos que estamos participando do debate
      é muito gratificante ver que conseguimos passar a mensagem corretamente!
      e sim vamos em frente!
      abraço

      Pensar Enlouquece, Pense Nisso. | 24 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Cinco anos no ar…

      Quando criei este blog, há cinco anos, eu realmente não esperava que ele fosse durar tanto tempo. Principalmente por se tratar de Internet, interface na qual tudo parece soar e volátil. Quem baixou músicas por meio de softwares como Napster e Audio…

      [...] promovida pelo Boombust. Para quem “papou mosca”, os temas debatidos foram “O papel dos blogs como mídia“, “A influência das Redes no desenvolvimentoda blogosfera“, “Rankings - [...]

      Digital Drops | 24 de agosto de 2007 Reply to this comment

      A Semana na Blogosfera Brasileira - Parte XXII…

      Termina hoje o Debate da Blogosfera Brasileira, idealizado pelo Wagner do Boombust, que foi um enorme sucesso. Se você não acompanhou todas as rodadas do debate não se preocupe, pois aqui estão todos os links para você…

      Techbits | 24 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Blogosfera em debate…

      Esse fim de semana acontece em São Paulo o BlogCamp, desconferência de blogs brasileiros. Para aquecer os motores o Wagner Fontoura do Boombust promoveu uma série de debates virtuais na semana passada. Fui convidado, disse que ia participar, mas aca…

      [...] do esquenta que o Boombust promoveu, com os temas: O papel dos blogs na mídia, A influência das Redes no desenvolvimento da Blogosfera, Ranking, A responsabilidade dos blogs [...]

      Tiago Celestino | 25 de agosto de 2007 Reply to this comment

      Foi um otimo debate. Todos os temas foram simplesmente “popeiro” e os participantes colocaram respostas e pergutnas muito boas.

      Abracetas

      [...] 1. O papel dos blogs como mídia > Data para publicação: 6ª Feira, 17 de agosto de 2007 [...]

      A Nova Via dos Blogs na Midia | 12 de setembro de 2007 Reply to this comment

      [...] O Papel dos Blogs como Mídia [...]

      Karina | 19 de setembro de 2007 Reply to this comment

      Meu então estava pesquisando sobre midia kit e derrepente…. vc apareceu eu abri pra ver se tinha algo.., preciso desenvolver um midia kit pra internet terra, vc manja alguma coisa tipo que papel é melhor pra ser usado… então vou deixar meu email se quiser me ajudar…

      Tire sua bunda geek da cadeira ou morra! | 23 de setembro de 2007 Reply to this comment

      [...] O Papel dos Blogs como Mídia [...]

      CESAR ONOFRE KAWASE | 23 de setembro de 2007 Reply to this comment

      O Brasil atualmente é um dos países que mais possui blogs em atividade. Esta forma de comunicação ainda é vista como uma mídia incipiente, porém é o veículo mais democrático de comunicação social. A enome quantidade de blogs amadores levam muitos a acreditar que não passam de mídias amadoras, porém muitos blogs têm consistência e são respeitados e lidos pelos formadores de opinião.

      Cesar Onofre Kawase
      Consultor de Mídia Eletrônica

      smooldrer | 5 de outubro de 2007 Reply to this comment

      There’s one special secret Sale link on Amazon:

      http://tinyurl.com/2r7ldr

      This is open every Friday and ONLY on Fridays!

      You can find very good discounts here, although some Fridays you can really get
      lucky and make off like an Amazon bandit - I´ve seen discounts there as low as 75%
      off sticker Price.

      RafaelaSaldanha | 19 de novembro de 2007 Reply to this comment

      Parabéns!!!Adorei as informações, a criação e desenvolvimento desse site!!!

      http://www.nextcriacaodesitesesistemas.com

      Sigam-me os bons! | Boombust | 24 de janeiro de 2008 Reply to this comment

      [...] discutimos aqui coisas da mais alta relevância para a blogosfera, como o papel dos blogs como mídia, profissionalização da blogosfera, a responsabilidade dos blogs que ensinam outros blogs, uma [...]

      [...] O papel dos blogs como mídia [...]

      [...] O Papel dos Blogs como Mídia - Um debate realizado no ano passado com a participação de Beto Largman, Tiago Dória, Guilherme Valadares, Rosana Hermann e Nospheratt. [...]

      [...] O Papel dos Blogs como Mídia - Um debate realizado no ano passado com a participação de Beto Largman, Tiago Dória, Guilherme Valadares, Rosana Hermann e Nospheratt. [...]

    Faça seu comentário...

    Aproveite esse espaço de maneira construtiva!

    Atenção! Os comentários publicados não refletem a opinião do autor do blog. Os comentários publicados são de autoria e responsabilidade dos leitores que utilizaram o recurso. O autor do blog modera os comentários, exclui os que julgados como ofensivos, caluniosos e preconceituosos ou que prejudiciais a terceiros. Comentários com conteúdos promocionais, com propagandas serão excluídos. Obrigado.